segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CONVITE AO EXAME

Convite ao Exame

“Ponde tudo à prova, retende o que é bom.”
(1º Tessalonicenses: capítulo 5-21.)

A vida submete-te a cada instante...


Convite ao Exame


“Ponde tudo à prova, retende o que é bom.” - (1º Tessalonicenses: capítulo 5-21.)


   A vida submete-te a cada instante a rigorosos exames, severas provas, através de cujos resultados credencias-te a investimentos maiores e à utilização de valores mais expressivos.
  Nem sempre consegues discernir quando estás sob testes, tão sutis se apresentam ou em currículo de aprendizagem, tão profundos e insondáveis são os misteres da Lei Divina.
  Justo que estejas vigilante, em atitude de cuidadoso comportamento.
  O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação.
  O milagre da hora azada não se repete como seria de desejar, impelindo o homem ao salutar aproveitamento do instante.
  Conveniente examinar, também, as ocorrências, as concessões, as lições do caminho, de modo a retirar o que seja de bom, para aproveitamento que ar­mazenarás a benefício próprio.
  Não impeças a informação de alguém interessado em auxiliar-te, mesmo que isto te pareça desagradável. Todos temos algo a ensinar a outrem.
  Não sejas aprioristicamente contra isto ou aquilo, antes de conhecer o conteúdo. Sábio verdadeiramente, é todo aquele que consegue descobrir o lado útil das pessoas e das coisas.
  Não negues a atenção a um problema que te chega, embora a solução possa esperar um pouco. A cada labor seu necessário cuidado.
  Enquanto na Terra todos nos encontramos em reparos, reformas, aprendizagens.
  Examinar o que nos chega, como nos chega e penetrar na fonte do conhecimento, para, conforme o Apóstolo Tarsense, reter o que é bom, representa valiosa conquista que nos não cabe subestimar.
  Jesus, não obstante a grandeza da Sua tarefa entre os homens, examinou todos os problemas que lhe chegavam, apresentando soluções simples e carinhosas, comparando e atendendo às solicitações diversas, perscrutando tudo todos e tecendo a túnica nupcial do seu perene noivado com a Humanidade, através das coisas mais insignificantes a que emprestava beleza e magnitude, conseguindo, inclusive, transformar a cruz da desonra em símbolo de estoicismo e nobreza, depois que transitou carregando-a e nela deixando-se martirizar.

Da obra: Convites da Vida, psicografado por Divaldo Pereira Franco, ditado pelo espírito Joanna de Ângelis.

Um comentário:

  1. Caro amigo Peixinho...
    Sinceramente, esta mensagem foi magnífica! Faz com que a gente pense como somos cegos quando enfrentamos nossos problemas... nos fechamos, como conchas e não damos ouvidos à nossa consciência, às pessoas que nos amam ou até mesmo aos amigos espirituais que estão sempre à postos para nos auxiliar.
    Talvez, tudo isso seja o nosso egoísmo em ação... Mas como nos diz Joanna de Ângelis, Jesus, na sua nobreza moral, nos apresentou tantas maneiras de resolvermos nossas dúvidas, nossos erros, nossos problemas sem alarde, sempre nos fazendo entender que nossos problemas eram pequenos em relação aos demais...
    :g

    ResponderExcluir